ENCONTRE O PNEU ADEQUADO AO SEU EQUIPAMENTO

História
Os pneus ajudam o equipamento a assumir algumas das aplicações mais desafiadoras – isso na agricultura, construção, mineração e silvicultura.

É por isso que nós, desde a engenharia, performance de produto, qualidade e produção, estamos empenhados em fazer pneus com alta durabilidade e confiabilidade, com compromisso de foco total no cliente.

Contar a história da atual unidade fabril da Titan no Brasil é retratar o processo de industrialização da cidade de São Paulo, que após a abolição da escravidão, em 1888, passou por um processo de transformação da economia e industrialização. O processo teve início com os investimentos dos escravagistas, a partir da revogação da Lei de Proibição da Manufatura, em 1808, onde deixaram a compra de escravos e passaram a investir na mecanização e a pagar salários.

Em 1912, o médico carioca Jorge Luiz Gustavo Street, decidiu aumentar as instalações de sua atual fábrica no bairro de Santana e construiu uma filial no bairro do Belenzinho.

Inaugurada em 1913, a Fábrica Maria Zélia contava com instalações para tecelagem, estamparia de algodão e fiação. Possuía 2 mil teares, 84 mil fusos e 3 mil motores elétricos, chegando a comportar 2.500 funcionários.

Em 1917, Jorge Street inaugurou também umas das primeiras Vilas Operárias do Brasil, a Vila Maria Zélia, localizada no mesmo complexo da fábrica de Tecelagem, construída para abrigar os funcionários da época.

Com dificuldades financeiras, em 1924, Street vendeu o complexo para Francisco Scarpa, que alterou o nome da fábrica para Cotonifício Scarpa. Em 1929 a fábrica foi vendida para a família Guinle, que 2 anos mais tarde, devido à falta de pagamento de impostos ao Governo Federal, teve a fábrica e a Vila confiscadas pelo IAPI (Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Industriários – atual INSS). Em 1931 a fábrica foi desativada.

Durante a ditadura, entre 1936 e 1937, a antiga fábrica foi utilizada como presídio político, chamado “Presídio Maria Zélia”. O local recebeu filósofos, escritores, jornalistas e outros pensadores que cometeram crimes contra a Segurança Nacional, chegando a abrigar 700 pessoas.

Após o período como presídio, parte da unidade fabril foi adquirida pela Goodyear para a instalação da fábrica pioneira na produção de pneumáticos, câmaras de ar e artefatos de borracha. A inauguração, em 1939, contou com a presença de diversas autoridades da época, como o presidente Getúlio Vargas.

No mesmo ano, 1939, foi produzido o primeiro pneu na unidade fabril que em 2019 completa o marco histórico de 80 anos de responsabilidade pela conservação do patrimônio histórico, pela contribuição efetiva na economia brasileira, gerando empregos, desenvolvendo o bairro, o entorno e as instituições próximas, trazendo opções de trabalho para a grande região da Zona Leste de São Paulo, investindo em tributos para melhorias da cidade, e mantendo-se sempre presente quanto ao respeito à comunidade, aos colaboradores, fornecedores, clientes, ao meio ambiente e às legislações vigentes.

Em 72 anos de história (1939-2011), a Goodyear investiu na produção de diversos produtos. Pneus para veículos de pequeno e grande porte, para avião, solas de sapatos, correias, mangueiras e outros produtos de borracha marcaram esses 80 anos da fábrica.

Em 1954, foi lançado o famoso pneu Papaléguas que, há 7 décadas, é referência em qualidade dentre os profissionais do transporte.

Nesse período, a fábrica chegava à produção de 8 milhões de pneus no país.

No início dos anos 2000, a chegada na fábrica dos pneus agrícolas com tecnologia radial tornou-se um marco na história, inspirando um portfólio completo para atender todas as necessidades.

Muitos Investimentos, mudanças tecnológicas, estratégicas e diversas adequações foram necessárias para acompanhar o desenvolvimento do país e a demanda do mercado.

A importância histórica para a memória industrial da cidade e do país, foi reconhecida pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) e pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp), iniciando o processo que resultou no tombamento, finalizado em 1992. Atualmente, existem três edificações que conservam até hoje em sua fachada a arquitetura original, com vitrais e decoração inspirados nas edificações europeias de 1900.

No dia 1º de abril de 2011, o negócio agrícola da Goodyear na América Latina foi adquirido pela Titan que, desde então, é a nova proprietária da Fábrica.

Assim, a Titan se tornou a empresa responsável pela produção e comercialização de pneus agrícolas, fora de estrada, caminhão e camioneta das marcas Goodyear Farm Tires e Titan, sendo referência em qualidade e atendimento ao cliente. São pneus desenvolvidos com a mais alta tecnologia, melhor desempenho, mais economia, maior produtividade e máxima eficiência em operações no campo e na estrada.

Com a tradição no nome e uma linha completa de pneus para que o equipamento supere, com facilidade, as aplicações mais desafiadoras do campo, temos sempre a opção ideal para você conquistar os melhores resultados em seu negócio.

Oferecer os melhores produtos, com e total comprometimento, é nosso grande objetivo.

Titan conta hoje com uma ampla rede de revendas na América Latina.
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
De segunda à sexta-feira, das 9h às 16h (exceto feriados).
SAC:
0800 723 2476
sac@titanlat.com
Se preferir, fale conosco através de mensagem via Whatsapp: (11) 99770-4496