Transportar cargas pesadas, realizando menos viagens, garante maior produtividade ao produtor rural, porém, essa prática pode acabar prejudicando o solo para a safra seguinte. Devido à compactação demasiada do solo provocada pelos equipamentos, o transporte de cargas maiores em menos tempo consiste em um dos maiores desafios dos agricultores.
A Titan identificou que os pneus agrícolas podem ajudar a melhorar este cenário e desenvolveu as tecnologias IF e VF, que apresentam uma estrutura com maior flexão, que opera a baixa pressão e suporta cargas maiores. Tal estrutura oferece ainda maior superfície de contato com o solo e o resultado obtido é uma maior produtividade, com menor compactação, sem comprometer a resistência e a vida útil do pneu.
Flexão Moderada
Pneus projetados para suportar 20% a mais de carga sob a mesma pressão interna ou operam com pressão até 20% menor sob a mesma carga.
Flexão Muito Alta
Pneus projetados para suportar 40% a mais de carga sob a mesma pressão interna, ou operam com pressão até 40% menor sob a mesma carga.
Benefícios:
Entenda melhor como funcionam as tecnologias IF e VF:
O diferencial inovador das gamas de pneus fabricados com as tecnologias IF e VF está no seu design. Os aros são mais amplos e os ombros foram reforçados para oferecer maior resistência, mesmo com o alto nível de flexão. Desta forma, há aumento na resistência do revestimento, mesmo com profundas tensões mecânicas provocadas pela carga ou pela velocidade.
Por sua vez, o composto de borracha de baixa histerese limita a geração de calor, fazendo com que o pneu dure mais. Já a banda de rodagem, mais plana, reduz a compactação do solo e assegura uma vida longa ao pneu. A área de flexão é a mais ampla possível, com objetivo de aumentar a flexibilidade dos costados e permitir uma direção altamente confortável. Todas essas características fazem com que os pneus possam suportar as mesmas cargas que os pneus convencionais, mas com pressão inferior.
Você já conhecia esse tipo de tecnologias?
Conta pra gente!