Já falamos por aqui que o uso da tecnologia está cada dia mais presente e favorável ao trabalho rural, sendo um forte aliado da produtividade e, muitas vezes, da economia de recursos. Seguindo a tendência da automatização de processos, proporcionado pela mecanização e posteriormente pela tecnologia agregada, uma das últimas novidades em relação a equipamentos agrícolas é a DOT Seed Master, uma plantadeira robô que trabalha de forma totalmente autônoma e sem trator.
A máquina inovadora, que está disponível no mercado desde 2018, foi produzida por pesquisadores canadenses e promete diversos benefícios, como:
Economia de combustível.
Redução de emissões de gás carbônico.
Maior precisão no plantio.
Possibilidade de usar o mesmo motor como unidade de força para outros maquinários “em forma de robô”.
Menor Compactação de Solo por operar sem o trator e tambem substituir Pulverizadores e Distribuidores.
Menor Custo de Operação, um dos grandes impactantes no mercado brasileiro.
Veja mais detalhes sobre o equipamento:
Qual é o motor do robô?
Ele possui um motor Cummins de 164hp montado em um chassi no formato de “U”, que se encaixa na parte dedicada ao plantio e fornece energia para todo o equipamento.
Qual é o peso e a altura?
O robô pesa quase 4 toneladas e tem 9 metros de largura. A versão atual tem a capacidade de trabalhar ainda como pulverizador, tanque graneleiro e rolo faca.
É fácil de ser operada?
Segundo o fabricante, sim. O planejamento do plantio, a operação do sistema e o processamento das informações são todas realizadas por meio de computadores, via rede sem fio. A DOT pode ser operada em modo totalmente autônomo em grandes terrenos ou por controle remoto em pátios e galpões de equipamentos.
E quando encontra obstáculos, o que acontece?
A plantadeira robô é capaz de detectar obstáculos pelo caminho a uma distância de até 100 metros. Isso ocorre devido a um conjunto de sensores, que são muito mais precisos e atentos do que um humano. A plantadeira também reage mais rapidamente do que os humanos, porque não baseia suas decisões na emoção. Em vez disso, atualiza imagens do mundo físico em torno de si e processa os dados na velocidade da luz, para que tenha sempre os dados e algoritmos necessários para tomar boas decisões.
Por que permite ainda economizar combustível e reduzir emissões de CO2?
Há muitos ganhos de eficiência em ter o equipamento acoplado diretamente na plataforma de energia. Um deles é a redução geral dos requisitos de peso. A estimativa é de que mais de 20% do consumo de energia e combustível seja consumido apenas para mover um trator normal.
Ficou impressionado com a inovação? Agora imagine só uma plantadeira dessa bem ajustada e com os pneus ideais! Sonho de consumo, não é mesmo?
E você? O que gostaria de automatizar na sua fazenda?