Papeis, armários, mesas, cadeiras, camas, utensílios, objetos de decoração… a madeira está em toda parte da nossa vida cotidiana e é também importante matéria-prima para as indústrias de energia e de construção. Como então atender à tamanha demanda e garantir a sustentabilidade das florestas? Cultivando árvores. É este o cerne de uma das ciências que mais cresce no Brasil e no mundo: a silvicultura.
O que é silvicultura?
Silvicultura é a ciência dedicada ao estudo dos métodos naturais e artificiais de regenerar e melhorar os povoamentos florestais com vistas a satisfazer as necessidades do mercado e, ao mesmo tempo, é a aplicação desse estudo para a manutenção, o aproveitamento e o uso racional das florestas.
Você sabe o significado do termo silvicultura?
Cultivo da floresta. O termo tem origem no latim, com “Silva” significando “floresta” e “Cultura” significando “cultivo”.
Além da extração de madeira e outros produtos de interesse comercial, a prática da silvicultura tem como objetivos a preservação da floresta contra a erosão, a desertificação e a depauperação do solo, além de proteger a flora e a fauna de uma região.
E assim como a ciência é essencial para a sustentabilidade das florestas, é essencial também para a manutenção da atividade florestal, que tem grande destaque na economia brasileira. Com mais de 9,85 milhões de hectares de florestas plantadas, o Brasil tem neste setor produtivo um dos que representa maior desenvolvimento no país.
Com R$ 35,5 bilhões em investimentos anunciados até 2023 no país, o setor de base florestal, que compreende, por exemplo, produtores de celulose e papel e fabricantes de piso e painéis de madeira, é hoje um dos grandes geradores de novos postos de trabalho da agroindústria brasileira, com 4 mil vagas abertas no momento e mais 30 mil postos de trabalho temporários criados para criação de novas fábricas e projetos de expansão.
Imbatíveis para a atividade de silvicultura e florestal
Além do planejamento de diversos aspectos, como estudo do clima, determinação das espécies, produção de mudas, preparo do solo, controle de pragas e tratos culturais, o sucesso da atividade depende também da tecnologia e do maquinário correto.
Entendendo a importância deste crescente segmento, produzimos uma linha 100% nacional com a tecnologia desenvolvida para atender as máquinas de aplicação florestal. Os pneus são projetados com estrutura mais robusta, para suportar o alto grau de severidade a que são expostos. A carcaça, costado e talões são altamente reforçados, pois também estarão em constante contato com trabalhos que podem causar cortes, picoteamentos, arrancamentos de barras e demais danos aos pneus.
Confira a linha completa:
USO EXCLUSIVO
EM TRATORES
PNEUS DUPLADOS DE FÁBRICA
- Carcaça super-reforçada, com duas lonas extras, elimina necessidade de duplagem condição de corte de câmara
- Composto de banda de rodagem e costados específicos para operações severas
USO EXCLUSIVO
EM TRATORES
STEEL BELTED
- Cinta de aço localizada entre a carcaça e a banda de rodagem forma um escudo contra cortes e perfurações
- Elimina necessidade de duplagem e condição de corte de câmara
USO EXCLUSIVO
EM SKIDDER
- 4 cinturões de aço localizados entre a carcaça e a banda de rodagem formam um escudo contra cortes e perfurações
- Carcaça super-reforçada evita a parada do equipamento
- Compostos de costado e banda de rodagem específicos para aplicações severas